welcome

about us

., leonina, 13 anos. estudante que cursa o primeiro ano do ensino médio. loves fashion, makeup and gossip, haha. teimosa, chata, chorona, preguiçosa e indecisa. também é vaidosa, amorosa e leal.


., 13 anos (com cara de 10), gaúcha, ariana e colorada. passa horas na internet conversando com os amigos e jogando tibia. acima de tudo, é muito feliz.


archive

Novembro 2010 «
Dezembro 2010 «
Janeiro 2011 «
Fevereiro 2011 «
Março 2011 «
Abril 2011 «
Maio 2011 «
Junho 2011 «
Maio 2012 «

me queimei ! e agora ?

24 de jan de 2011 @ 22:43

boa noite meninas ! hoje vim falar de queimaduras de sol, porque estou passando por isso.
estamos no auge do verão, época de praia e piscina todo dia. até aí tudo bem, mas muitas pessoas não seguem as recomendações médicas e vão pro sol do meio dia sem protetor (eu, haha). então, o que acontece é que elas acabam se queimando. isso é muito típico do verão, mas incomoda bastante. nesse post, vou explicar o que é, e o que fazer depois que aconteceu e para se prevenir de mais queimaduras.

a queimadura
vítima de queimadura, haha
é muito difícil alguém nunca ter se queimado mas, pra quem ainda não sofreu desse "mau", fique sabendo que incomoda bsatante, HUAUHAHU. bom, provavelmente você não vai sentir na hora, sentirá de noite, na hora de dormir. os "sintomas" são: ardência e vermelhidão.
por quê isso acontece ? porque sim, oras! HUAUHA bom, com a destruição da camada de ozônio, os raios ultra-violeta que eu nunca soube porque se chamam assim, porque não têm cor nenhuma acabam se tornando mais fortes e prejudiciais à pele. o recomendado é uso de protetor solar no miiiínimo fator 15 no corpo e 30 no rosto, reaplicando-o de hora em hora. e também, não passar o protetor e ir direto para o mar ou piscina, o ideal é esperar em torno de uma hora, na sombra, antes de entrar na água.

a prevenção
um pouco sobre isso já foi falado antes, mas só para esclarecer: os médicos não indicam exposição ao sol das 10h às 16h, mas todo mundo sabe que ninguém respeita isso né. então, eu recomendo passar o protetor, esperar em torno de 15 minutos e ir pro sol, ou passar o protetor, esperar em torno de 45 minutos e ir pro mar ou piscina. o pior horário é em torno do meio dia. o melhor é ir saindo do sol lá pelas onze e meia, e só voltar perto das três e meia, nesse meio termo, o sol é prejudicial demais. bom também é reaplicar de uma em uma hora o protetor.

me queimei ! e agora ?
bom, se você desobedeceu minhas dicas -q, ou obedeceu, e mesmo assim se queimou, aí vão as dicas para aliviar a dor:
* primeiro, nada de banho quente ou morno, o ideal é um com a água bem gelada, e de duração de dez a quinze minutos, utilizando sabonetes neutros.
* após o banho, passar um creme hidratante sem álcool, pode ser qualquer creme para o corpo. eu recomendo passar e ficar na frente de um ar condicionado ou ventilador.
* durante o dia, pode-se aplicar cremes pós-sol, é um gelzinho geladinho que alivia a ardência :b
* ah, e se você se queimou, o melhor é evitar o sol durante um ou dois dias depois. é dificil, eu sei, mas é pra melhorar.
* para evitar o descascamento da pele (eu odeeeeeio) é bom passar bastante cremes e tomar muita água, assim a pele fica hidratada e é mais difícil dela descascar.

mormaço também queima!
bom, pra quem não sabe o que é mormaço, é quando o dia tá meio nublado, sabe ? mesmo assim é importante usar o protetor porque, como diz ali em cima, o mormaço também queima!

minha experiência com as queimaduras
domingo, família toda aqui em casa, tomando banho de piscina. de manhã estava nublado, sem sol nenhum, e eu estava triste. ai, lá pelas onze e pouca, apareceu o sol. fiquei feliz e entrei na piscina, sem protetor, como sempre. tudo bem, eu sempre fico embaixo do guarda sol e nunca me queimei por causa disso. mas aí o sol desapareceu e eu cansei da água, fui deitar na borda da piscina. acabei cochilando e, quando acordei, minhas costas estavam pegando fogo, o sol tinha voltado. e isso era meio dia já, o pior horário pra ir pro sol. o legal é que o povo da minha família se preocupou em me acordar e mandar sair do sol né --' almocei, e de tarde fui pro sol novamente, lá pelas três e meia mas, dessa vez, passei protetor fator 20 no corpo. deitei de novo na borda da piscina, e fiquei um tempinho ali, sei lá, uns 20 minutos, não foi muito tempo. depois voltei pra piscina e fiquei o resto do dia, até porque o sol sumia, aparecia, sumia, aparecia, e não valia a pena tomar banho de sol. depois do banho é que fui ver os "resultados" do meu dia na borda da piscina. estava tooda vermelha na parte de trás do corpo (só tinha deitado de barriga pra baixo, porque minha intenção era bronzear só a parte de trás, a da frente já tá bronzeada o suficiente) e um pouco vermelha no rosto e no peito (as partes que ficam fora d'água na piscina). tomei um banho gelado, e passei um creme. antes de dormir, passei creme de novo. hoje, entrei na piscina de tardezinha e fiquei uns 20 minutos, saí, tomei banho e passei creme de novo. minha pele não está mais vermelha como ontem de noite, mas ainda arde muito. por isso eu digo: se previnam! ficou longo, eu sei, mas não tava a fim de resumir

para evitar se queimar, o bom é não se expor ao sol no pior horário (segundo eu: das onze e meia às três e meia), usar protetor todo dia, e reaplicá-lo ao longo do dia. afinal, o protetor, além de evitar queimaduras, evita futuras manchas na pele. espero que ninguém mais vá se queimar. beijos, aproveitem as férias!

Marcadores: ,

« Previous Entires   Newer Entries »